A Qual Temperatura se Toma um Vinho?

Oi pessoal

tudo bem??

Hoje resolvi falar de uma bebida que eu amo, o vinho. Saber degustar um vinho envolve saber tomá-lo na temperatura adequada, saber servir e saber gelar ou não…

Uma preocupação muito comum de quem aprecia vinhos é com a temperatura. Mas qual a influência da temperatura no gosto do vinho? A temperatura tem grande importância na degustação de vinhos tanto no paladar como no olfato.
O calor permite que os componentes aromáticos se volatilizem, ou seja, que os aromas e/ou o buquê se exprimam com mais facilidade. Os aromas variam de vinho para vinho, o que faz com que a temperatura também seja diferente para cada um deles. O calor acentua a acidez, por isso, normalmente os vinhos brancos são servidos a temperaturas mais frias, exatamente para não serem muito agressivos. Quando a garrafa está fresca, a acidez se alia à fruta do vinho e o torna refrescante e agradável, característica típica dos brancos.
O vinho sofre mais com o calor do que com o frio, por isso, é sempre observada a temperatura de serviço. A temperatura externa é um fator relevante, pois ela irá influenciar na temperatura de serviço. Se a temperatura ambiente for muito alta, é ideal baixar uns dois graus da temperatura desejada.
 
Temperatura adequada de serviço

Temperaturas Espumantes + Espumantes doces 6-8 °C
Brancos secos leves 8-10 °C
Brancos encorpados 10-12 °C
Brancos licorosos 11-13 °C
Rosés 10-12 °C
Tintos jovens e frescos 12-15°C
Tintos encorpados 15-18°C
Vinhos fortificados secos 10-12°C
Vinhos fortificados meio secos 15-18°C
 
Cada uva também tem a sua temperatura, olha o que achei!
 
 
Ótimas dicas para vocês degustarem cada vez melhor essa bebida que na minha opinião é uma verdadeira riqueza, aproveitem!!!
 
Boa semana!
 
 
❤❤
 


Fonte: INDAVINHO

Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

Leave a Reply

Notícias Quentinhas

❤❤

Search

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.