Temperos

Oi Pessoal!!!

Hoje vamos falar sobre condimentos, especiarias que realçam o sabor da comida!
Quem é que não gosta de uma comida bem temperada?!

Hoje em dia existe uma variedade muita grande de temperos, condimentos e especiarias à nossa disposição. Às vezes ficamos até com dificuldade, sem saber qual usar e quando usar, não é mesmo?

Para nos ajudar na hora de cozinhar segue abaixo uma lista, explicando como usar esses especiarias.

Espero que os ajudem!!!

Açafrão: Utilizado no preparo de arroz, risotos, massas, carnes, sopas, cremes, crustáceos, carnes brancas, pães, doces e biscoitos. Indispensável na paella, no risoto milanês.  Deve ser dissolvido na água, em caldos, no azeite ou óleo quente antes de qualquer preparo.


Açafrão da terra: Usado para colorir laticínios, bebidas e mostarda, em cozidos, sopas, ensopados, molhos, peixes, pratos à base de feijão, receitas com ovos, maioneses, massas, frango, batatas, couve-flor e até pães. Deve ser dissolvida em um caldo quente antes de ser incorporada a uma receita. 
É ingrediente essencial para acentuar o sabor e dar cor a muitos pratos da cozinha indiana, principalmente arroz.


Alecrim: Utilizada para perfumar carnes, aves e peixes grelhados, principalmente, de porco, carneiro, cabrito, cordeiro e de vitela. Também usada em sopas, molhos, legumes, arroz e saladas.

Manjericão: Suas folhas secas são usadas em peixes, carnes, arroz cozido com caldos e ensopado de lagosta. Fresca usa-se no preparo de saladas, pizzas, massas, e carnes. Combina com molho de tomate, queijo parmesão, berinjela, abobrinha e tomate fresco.

Endro ou funcho doce: Usado na culinária, é indispensável no preparo carnes, peixes, camarões, moluscos, omelete, molhos, conservas de pepinos, pimentão, marinados, sopas, pães, massas, queijos, salada de batata, vegetais cozidos e no arroz, pastelaria e para tempero de hortaliças. Usam-se as sementes inteiras ou moídas .As folhas frescas são usadas para temperar peixes, carnes e frangos. 

Anis estrelado: Usada na preparação de carnes de porco, pato, peixes, frutos do mar, pães, biscoitos, doces, geleias e gelatinas. Também usado para fazer licores, chás e aromatizar bebidas alcoólicas.

Sálvia ou Estragão: Na culinária usar as folhas para carnes vermelhas, de porco, frangos, galinhas, peixes, frutos do mar e pratos com ovos. Para aromatizar vinagres, salsichas, queijos e pães. Dá um toque especial a vinagres, picles, molhos, maionese e saladas. Ótimo bem picadinho junto com manteiga derretida, para derramar sobre aspargos, vagem, beterraba, ervilha ou espinafre ou ainda para passar sobre bifes prontos.

Erva cidreira ou Melissa: Utilizada como condimento alimentar, em sopas, aves, peixes, frutos do mar, saladas, e bebidas à base de frutas. Somente deve ser colocada no final do cozimento, pois perde o sabor quando cozida. Usam-se as folhas e flores que devem ser secas rapidamente e conservada em separado. Pode ser encontrada fresca, em pó ou desidratada.

Gengibre: Tempero básico do nosso quentão caipira. Na cozinha acrescenta frescor e aroma a peixes, carnes e molhos.

Gergelim: Usado na cozinha árabe, cru ou levemente tostado, com sabor mais forte, no tempero de saladas, queijos, ensopados de peixes, aves ou carnes. Dá um sabor especial quando acrescentado ao arroz integral já cozido. Bom nas massas de pães, pãezinhos, biscoitos, roscas, e em certos tipos de bolo. Ótimo polvilhado sobre peixe, galinha, ou macarrão, antes de ir ao forno.

Hortelã: Na culinária a hortelã é muito usada no preparo de molhos, para aromatizar pratos salgados, além de dar um sabor especial a bebidas e sobremesas. A culinária árabe faz muito uso da hortelã. Por exemplo, no quibe, no tabule e pratos feitos à base de carne de cordeiro. Suas folhas frescas dão aroma especial a saladas, caldos e pratos feitos à base de carne e de peixe.

Louro: Na culinária, ideal no preparo de molhos, legumes, assados, caldos, ensopados, frutos do mar, em massas e conservas. Amassando as folhas seu óleo essencial é liberado lentamente, tornando perfeito a cozimentos longos. Uma folha apenas pode dar vida ao feijão e algumas verduras. Dica: A folha deve ser retirada antes de se servir a refeição, pois é ruim de mastigar e torna o prato deselegante.

Salsão ou aipo: Use em pequenas quantidades, pois seu óleo tem aroma muito forte que se mistura aos alimentos durante o cozimento. Pode ser comido cru, cortado em rodelas ou ralado, acrescentando uma textura crocante às saladas. Muito utilizado em cozidos, ensopados e molhos. 

Mostarda em grão: Use na preparação de peixes e carnes brancas. Acrescenta um sabor delicioso ao alimento e uma ótima maciez às carnes.



Pimentas:

Pimenta do reino preta: Carnes de boi, cordeiro.
Pimenta do reino branca: Carnes brancas, aves, peixes.
Pimenta verde: Carnes de boi, cordeiro, aves.
Pimenta vermelha: Peixes cozidos.
Pimentas misturadas: Carnes, aves e para enriquecer molhos.




Curiosidade:

1-  Azeite de oliva, alho e açafrão não faltam em um bom prato espanhol;
2-  Manteiga e vinho são essenciais nos pratos franceses;
3-  Azeite de dendê, leite de coco e pimenta, são característicos da culinária baiana.

❤❤

Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

Leave a Reply

Notícias Quentinhas

❤❤

Search

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.