Tanino - Você sabe o que é?

Oi Pessoal!!!

Tudo bem?

O post de hoje é para quem gosta de um bom vinho mas, até se aprofundando no assunto recentemente.

Tanino! Você sabe do que se trata?


"Sabe quando estamos bebendo um vinho tinto e, imediatamente, a boca seca? É devido ao tanino presente na bebida. O tanino é encontrado, principalmente, nas cascas, sementes e engaços da uva. Ele pertence a família dos compostos químicos chamados fenóis e, sem dúvida, é um dos componentes mais intrigantes do vinho, particularmente, os tintos.

Dependendo da quantidade presente na bebida, e do fato de ser equilibrado (ou não) pelos outros elementos, pode aumentar a grandeza de um rótulo ou desvalorizá-lo totalmente.

Já os vinhos brancos possuem uma quantidade muito pequena de taninos, pois eles são fermentados sem a casca. Por isso, não apresentam esta sensação, que muitas vezes pode ser desagradável.

No entanto, taninos maduros, apresentam-se sedosos, transparentes e suaves na bebida, perdendo toda a sua agressividade. Mesmo com a sua adstringência, dão aquele toque de doçura e levam o sabor da fruta até o fim da boca. Quanto mais maduros forem os taninos, menos sentiremos sua adstringência.

E para que serve

O tanino tem uma função importante para o vinho: ele é um conservante natural. Enquanto todos os outros elementos são iguais, um vinho com quantidade elevada de tanino irá durar mais, ou seja, é fundamental para a longevidade, a estrutura e base dos vinhos tintos. Por isso, muitos que têm essa substância em abundância, como os vinhos com Cabernet Sauvignon e Nebbiolo, são os que podem envelhecer por mais tempo.

Para harmonizar um vinho com taninos mais elevados, aposte em carnes vermelhas e evite peixes, já que vinho tinto tânico junto ao sal poderá dar uma sensação metálica na boca. Anotada as dicas?

Fonte: Sonoma


❤❤


Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

Leave a Reply

Notícias Quentinhas

❤❤

Search

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.